terça-feira, 26 de outubro de 2010

Música!




Em uma entrevista o Pr. Cris Batiston, vocalista e líder do ministério Filhos do homem, expressou aquilo que ele pensa sobre as músicas seculares.
Vale à pena ler e analisar o vc que tem ouvido, por quem vc anda sendo ministrado.
E depois de ler, analise sua vida, pois muitas vezes vc tem sido influenciado, direcionado por alguns sons, ou “músicas boas” e vc nem percebeu isso.


“Porque Dele e por Ele, e para Ele, são todas as coisas (romanos 11:36)”


“Veja o que ele diz:

Dentro da questão musical secular, há uma afirmação muito interessante que diz: “Nem toda música religiosa é boa e nem toda música secular é má”. E dentro deste contexto, concluí-se o seguinte: “O problema não está na música em si, mas na inspiração de quem à canta ou à toca. Agora, se isso de fato é verídico, pode esta inspiração, de alguma forma, ser contagiosa a quem à escuta, ou podemos afirmar que o ato de escutar simplesmente não atinge noscivamente nenhum aspecto da espiritualidade do indivíduo?

[Cristiano Batiston] - Não. Deus criou a música para influenciar a alma do homem. Não é a toa que são 7 notas musicais, 7 espíritos de Deus, 7 dias da criação, e o ultimo dia é o dia do descanso. Você pega uma harmonia musical e vai perceber que a música é composta de uma tríade: tônica, terça e quinta. E a tônica você vê que é a criação de Deus. Deus é composto de uma tríade. Pai, Filho e Espírito Santo. Você vê que civilizações que não crêem em Cristo, na ressurreição, tocam musicas sem a terça maior, isto é, com a terça menor morta. Por exemplo, você percebe que as músicas de Israel, até as alegres são todas em tons menores. As melodias são tristes, porque a cultura influência a música diretamente e vice-versa. Em Israel nunca se usa uma terça maior, porque a terça representa o filho, o messias, que para eles não veio, ainda.
No canto gregoriano não se usava terça e notas dissonantes. Só se usava quinta, e a sétima nota, que a gente chama de “A nota que prepara o descanso”. Quando você dá uma sétima maior, você tem uma nota de descanso. Não é a toa que o sétimo dia é o dia da perfeição e do descanso do Senhor. Então, a musica está profundamente ligada a criação, à personalidade de Deus. Deus inventou a música para que lugares onde o coração do homem não se abre, fossem abertos, e o diabo sabe usar bem todas as coisas que Deus criou. Então, quando uma pessoa compõe uma música, naquela música a alma da pessoa esta colocada. Assim como se coloca a impressão digital em um vidro. Se aquela pessoa foi influenciada por um desejo sexual, da mesma forma a música vai levar as pessoas a um desejo sexual. Se ela foi influenciada por uma amargura, a música vai gerar amargura no coração das pessoas, eu não creio nisso como crente, eu creio nisso como músico, como artista, como alguém que estudou para aprender a gerar sentimentos nas pessoas. Não é que eu tenha uma teoria, é que eu sei, e hoje tem gente que diz, há mas musica cristã...hoje não tem musica boa para ouvir´. Outro dia um guitarrista falou para mim assim: “Eu preciso ouvir musica do mundo porque no meio evangélico não tem guitarrista para estudar. Se você conseguir tirar todos os solos do Roger e do David Quinlan e do Juninho Afran, aí depois que você tirar todos os solos deles e tocar tudo que eles tocam, ai sim você pode dizer para mim que vai procurar no mundo e eu ainda vou questionar, porque tem muito guitarrista crente bom. Assim é com baixista, com baterista, por isso que os Filhos do Homem estão montando um material de estudo, agora. Já tem o primeiro vídeo aula tocando baixo com Jadão. Estamos preparando bateria, guitarra para que o crente saiba que tem música boa no meio evangélico e não venha com esta desculpa não, eu tenho que ouvir música.
Tem uma entrevista do Kate Richard falando de uma música do Rollings Stones onde lhe é perguntado: “Como é que você compôs esta música? - Ah, eu não sei, eu apaguei a noite e quando eu acordei meus anjos e meus demônios tinham escrito a música para mim”. Aí o crente babacão, vai lá e ouve. A mesma coisa com U2 que prega metade evangelho, metade durma com todo mundo e faça o que quiser da cabeça, e a crentaiada velha, comendo. Ah, mas ele fala coisas tão bonitas. E a crentaiada segue comendo as coisas que vem do coração do diabo porque parecem com as coisas que vem do coração de Deus. Por isso eu não só trago uma teoria, mas eu afirmo para você, que a música influência a alma, influencia a espiritualidade, influencia a maneira de a pessoa pensar. Exemplo disso? O Japão. Há 20 anos era uma das culturas mais fechadas do mundo. O adolescente quando reprovava no colégio se suicidava. Hoje o Japão é a fotografia de Madonna. Ela foi considerada a rainha do Japão, porque em 10 anos a música da Madona transformou a cultura japonesa em uma cultura libertina, em uma cultura sensual, e assim a música influenciou uma nação inteira. A música influencia os EUA inteiro, o Brasil inteiro.
Eu já fiz libertação, onde a gente só conseguiu expulsar demônio com uma musica de adoração. Já vi libertação onde toda vez que a pessoa ouvia uma determinada música secular ficava endemoniada e o demônio dizia não é minha. Uma vez um demônio olhou para mim e falou assim: você não pode me expulsar, ela me cultua. Uma menina que a gente tava expulsando demônio, eu disse, como assim, ela te cultua? Ela é crente. Ela toca no louvor, E, ele disse assim: Ela escuta as músicas que eu compus. Então são minhas experiências pessoais, entendeu? Deus se sente cultuado quando a gente canta as musicas dEle, assim como o diabo.”



Deus te abençoe!

Um comentário:

Marcelo Targon disse...

paz
muito bom Juliana
gostei mesmo
gosto de mensagens , se posso dizer, " nervosas " também
Deus abençoe grandemente
Marcelo

me coloca na sua lista de blogs viu, passa lá no meu blog ....
vc está na minha....