quinta-feira, 5 de novembro de 2009


O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão. (Provérbios 18:24)


Intimidade e distância são realidades gémeas que pedem sempre nossa atenção.

As amizades são difíceis de serem mantidas, por requererem essas duas realidades gémeas: intimidade e distância. Mas manter esse equilíbrio é muitas vezes difícil e até mesmo dolorido.

Por um lado, podemos nivelar nossas amizades com intimidade demais. Outras vezes, nos tornamos íntimos de pessoas erradas e escolhemos amizades que nos influenciam a ponto de entrarmos em apuros.

Por outro lado, podemos sofrer muito com a distância e a separação.
Perder alguém que é íntimo nos causa dor. Seja essa perda porque essa pessoas foi chamada pelo Senhor ou essa perda porque houve traição, falsidade.

Às vezes tememos tanto a dor da separação que preferimos não ter amigos.
Ou, mantemos um amigo à certa distância, por medo de a amizade se tornar muito estreita e assim evitar que uma futura separação nos cause sofrimento.


“O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade”, diz o provérbio 17:17 da Bíblia.
Nós temos um amigo verdadeiro,, que está sempre ao nosso lado, é Jesus.
Ele nos guia entre os extremos da intimidade e distância. Ele nos dá sabedoria. Ele é nosso irmão primogénito na família de Deus.

Mas precisamos também de pessoas ao nosso lado, aquele amigo que fala a verdade qdo precisa, doa a quem doer, pois a palavra fala que enganosos são os beijos dos bajuladores mas leais as feridas feitas pelo amigo (Provérbios 27:6).
Ai você pode pensar "Aaaaaa mas é difícil achar alguém hoje em dia em quem confiar" , e eu te digo que quem vai colocar os verdadeiros amigos em seu caminho é Jesus, pois Ele conhece o coração e sabe quem tem o coração segundo o Dele para que possa estar ao seu lado.

Por isso peça a Deus que coloque pessoas verdadeiras em seu caminho, que não seja um bajulador mas um amigo de verdade, que tem um ombro nos momentos difíceis mas que o exorte também qdo for preciso.
Amigo pra chorar, brigar e falar das maravilhas de Deus.

Um amigo que na angústia se torna um irmão!!!!!

Deus te abençoe!

Nenhum comentário: