sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Escolha o caminho certo!

(Pregação preparada por Glaucia Alves)

"Assim diz o SENHOR: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele."(Jeremias 6:16)

Há quase 7 eu estudava em uma escola durante período integral. Então minha vida, meus costumes, meus amigos, tudo se baseava no ambiente em que eu vivia!
E em um desses momentos eu resolvi a me aventurar aprendendo andar de skate. Comprei, montei e sai andando.
Todo dia eu levava ele pra escola e em um desses dias, já não me lembro se estava de folga no período da tarde, ou se cabulei aula mesmo. Eu sai da escola junto com um amigo e no caminho ele precisou passar na casa dele.

A rua da casa dele era uma avenida com asfalto liso, e seguimos por este caminho, mas ele entrou em uma rua e eu fui atrás. Na região onde ele mora todas as travessas eram ladeiras que davam na avenida do metro, e nessa rua não tinha farol.

E la vou eu, ladeira abaixo, ele parou, mas eu continuei. Mas a rua era muito ruim, tinham os asfalto muito irregular, buracos, pedras, e o skate começou a tremer. Eu comecei a ver a rua que deveríamos entrar se aproximando e comecei a planejar como iria entrar.
Só que o tempo foi passando e o desespero aumentando e então eu tive a brilhante ideia de pular do skate em alta velocidade. Ou eu morria no final da avenida ou pulava.
Vocês devem imaginar que eu não tomei uma decisão sabia. Pois é, bastaram 2 passos para eu sair limpando o chão com a cara e barriga, rs.

Jeremias era profeta e pregou juízo para o povo de Judá.
Judá que estava vivendo em apostasia, e acredito sendo muito influenciada pela cultura e pela vivência local, adorando outros deuses e se esquecendo do seu Deus.
Jeremias começou a alertá-los que suas atitudes iriam trazer más consequências para eles, mas eles não quiseram dar ouvidos!

E muitas vezes estamos vivendo uma vida assim. Realizamos nossas atividades durante o dia, e muitos não trabalham na obra em tempo integral e consequentemente são bombardeados por pensamentos, atitudes e culturas diferentes. Mas como você reage a elas?

Hoje eu quero te fazer duas perguntas:


1 – Quais são os caminhos que você tem escolhido trilhar?
As escolhas que fazemos podem nos levar para caminhos a principio planos. Afinal não estamos fazendo nada de errado.
Talvez se eu ouvir uma fofoca numa roda de amigos é só informação. Ou rir de piadas sujas no trabalho é só pra ser legal. O que te garante que no futuro não é você o informante ou piadista?
Escolhemos caminhos errados, pensamos errados e não voltamos ao nosso Deus para saber se estamos corretos, ou qual a melhor direção a tomar. Na minha bíblia diz em Isaías 55 que os pensamentos e caminhos do Senhor são maiores que os meus, quantas vezes nós procuramos saber quais são esses caminhos?

2 – Você tem dado ouvidos ao sinais de Deus?
No momento em que entrei naquela ladeira, e meu amigo ficou parado, ele disse: “Não desce”, mas eu não dei ouvidos para o que ele dizia.
Quantas não são as vezes que não somos alertados pelos nossos pastores, líderes, irmãos e ignoramos. Afinal achamos que somos auto-suficientes e podemos tomar nossas decisões.
Jeremias alertou o povo no vers. 17. E quantas vezes não somos alertados e ignoramos esses avisos.

Nossas atitudes podem nos levar para ruas irregulares, com buracos, e na primeira pedra que vem você pode sair rolando. Você acredita estar seguindo um ótimo caminho, mas começa a perceber sua vida se abalando, tudo começa a sair do seu controle e você não encontra saída.
Você escolheu os seus caminhos e não deu ouvidos aos sinais que diziam que não eram caminhos bons.

Mas quando você começa a se voltar para o seu Deus e abre sua bíblia em Salmos 139:23-24 que diz para Deus nos sondar e nos guiar para o caminho eterno, então Deus começa a te mostrar uma saída, mas você precisa escolher entrar nela.
Se você escolhe pular, isso irá te garantir arranhões, machucados como consequência das suas escolhas, mas você deu seu passo, então Jesus vem te pega pela mão, te levanta, lava suas feridas, passa o sangue dele sobre elas e te faz trilhar pelo caminho eterno. Claro, se essa for a sua escolha, pois vc pode também decidir pular e continuar a trilhar os caminhos que vc acha o melhor pra vc e assim ir maqueando as suas feridas.
Mas Deus nunca desiste dos seus filhos, e por mais que vc tenha caído uma, duas, três, um milhão de vezes, Ele fica esperando apenas um sinal seu para que Ele possa entrar na sua vida, sarar todas as suas feridas e assim te ajudar a trilhar o melhor caminho, pois o único que pode te curar e mudar o seu caminho é Jesus.

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.(João 14:6)"

Deus te abençoe!!!

Nenhum comentário: