sexta-feira, 30 de março de 2007

Jesus, o Bom Pastor

O Salmo 23 certamente é o mais conhecidos da Bíblia. Ele foi escrito por Davi e nos fala muito da relação que o pastor mantinha com suas ovelhas. No tempo de Davi, que também foi um pastor de ovelhas, a criação desse tipo de animal era muito comum, era uma atividade importante para a sociedade da época. A Bíblia fala sobre ovelhas desde Gênesis, seu primeiro livro. Mas no Salmo 23, podemos identificar algumas revelações sobre como Jesus, nosso Bom Pastor, age em nossas vidas.

Os versículos 1 e 2
Os dois primeiros versículos do Salmo 23 falam sobre descansar em Deus. Isso significa ter convicção que é Ele quem cuida de nós. Aquele que é fiel às suas promessas. Descansar é entender que o Senhor suprirá nossas necessidades dentro do tempo determinado por Ele e não que devemos simplesmente cruzar os braços. O Senhor quer, primeiramente, prover as necessidades espirituais das suas ovelhas. A Palavra nos diz: "Buscai o reino dos céus em primeiro lugar e todas as outras coisas vos serão acrescentadas". Quando nos deixamos ser guiados por Ele, temos a garantia de pastos verdejantes e não de capim seco.

O versículo 3
Ilustra como Jesus, o Bom Pastor, refrigera nossa alma e restaura nossas forças, assim como uma ovelha cansada se renova ao chegar a um oásis. Esse renovo significa bem-estar, equilíbrio e serenidade em situações difíceis da vida. Trata-se de bem-estar espiritual. O Senhor guia-nos por suas veredas, ou seja, com Ele temos uma direção a seguir. Exatamente como o pastor dos tempos bíblicos conduzia suas ovelhas. Mesmo quando nos perdemos, o Senhor nos coloca no caminho de volta. Jesus é aquele que nos convence do pecado e nos faz retornar.

No versículo 4
Conhecemos a maneira pela qual Jesus nos corrige. "Teu bordão e teu cajado me consolam", diz a passagem. O bordão e o cajado eram instrumentos que o pastor utilizava para repreender suas ovelhas. Às vezes, os animais caminhavam inocentemente para a "toca do lobo" e o pastor, prevendo o perigo, usava o cajado para protegê-las e tirá-las do mau caminho. Muitas vezes, Jesus faz isso conosco, justamente porque nos ama e enxerga adiante o que não podemos ver. A correção normalmente vem junto com a dor. Mas assim como está escrito em Hebreus 12.5, “filho meu, não desprezes a correção do Senhor e não desmaies quando por ele fores repreendido”. A correção do Deus é para nosso bem e demonstra o amor de Cristo por nós.

O versículo 5
Fala sobre a unção do Senhor que nos alivia e nos capacita. O óleo do Senhor nos dá alegria e, como revela a passagem "meu cálice transborda", também nos torna capazes de levar alegria e paz a outras pessoas. O transbordar do cálice significa unção de Deus não somente para você, mas também para aqueles a quem você ama e com quem você convive.

Por fim, o versículo 6
O Salmo nos fala sobre a vida eterna. Jesus disse que há um lugar pós-morte reservado àqueles que se deixam ser pastoreados por Ele. A vida após a morte é uma preocupação freqüente das pessoas. Mesmo o mais incrédulo dos homens se questiona a respeito do seu destino depois da morte. Jesus assegura a vida eterna para suas ovelhas, para aqueles que reconhecem a voz do Senhor.O Salmo 23 diz: "O Senhor é meu pastor e nada me faltará". Aquele que deseja ter Jesus como Pastor e Senhor da sua vida testifica essa segurança, revelada no Salmo por Davi. Busque ter Jesus como Senhor da sua vida e não apenas como ajudante e Salvador. Procure a comunhão e a intimidade com Deus. Ore pedindo para que o Senhor faça de você uma ovelha capaz de reconhecer a Sua voz e viver Suas promessas.

Nenhum comentário: