quarta-feira, 21 de março de 2007

De quem é a culpa?

Em minha casa quando acontece ou some alguma coisa, nunca foi alguém. Minha mãe pergunta e a resposta sempre é: “Foi o Henrique, ou foi a Lia, ou foi o Pai” e assim vai, um apontando para o outro, mas ninguém assume a culpa, então minha mãe, ironicamente, diz que foi a Donna ou o Pitoco que são os cachorros lá de casa.
Coitados, sempre levam a culpa, sem mesmo saber o que está acontecendo!
Com Adão e Eva não foi diferente. Em GN 3:12-13 Adão tenta culpar Eva e ela Poe a culpa na serpente.
É engraçado como isso acontece nos dias de hoje, e dentro da igreja, entre irmãos, que tentam justificar seus erros colocando a culpa em outras pessoas, ou às vezes até em situações, apontando o dedo e esquecendo até o que Jesus nos ensinou.
Muitas vezes eu sei que temos razão, estamos certos em algumas ocasiões, mas isso não quer dizer que temos o direito de apontar o dedo, devemos nos lembrar que sempre há dois lados, por isso não devemos justificar nossos erros através dos outros.
Eu ouvi uma história de um pai, que era um pastor, e que levou seu filho em um restaurante, pediu um prato que tinha bife para os dois, quando o prato chegou o pai pegou o prato e cortou todo o bife do filho, o filho por sua vez ficou muito bravo e não quis mais comer e o pai sem entender ficou bravo com o filho querendo obrigá-lo a comer, e o menino magoado começou a chorar, nesse momento o Espírito Santo começou a falar ao pai: “peça desculpas”, e o pai tentou justificar:” Pedir desculpa? Mas eu não fiz nada! Eu só quis ajudar, porque sei que ele não consegue cortar sozinho, eu não tive culpa!”. E mais uma vez o Espírito Santo lhe disse: “peça desculpas”, e mais uma vez o pai tentou se justificar, e pela 3º vez o Espírito Santo lhe disse: “Pergunte a ele se você o magoou, e depois peça desculpas”.E o pai, contrariado, mas obedecendo, fez o que o Espírito Santo lhe mandou: “Filho eu te magoei?” E o filho balançou a cabeça respondendo que sim, então o pai se sentindo constrangido pediu desculpas e perguntou se o filho queira um outro bife, o menino lhe deu um sorriso e disse que não precisava e começou a comer. E o pai viu que ele queria apenas fazer do jeito dele, viu que cometeu um erro, que havia invadido o espaço do menino.
Doeu? Acredito que não, e acredito também que depois que ele obedeceu à voz do Espírito Santo ele se sentiu muito bem, com o coração leve e entendeu a vontade de Deus, que sempre há dois lados, não há o certo, e nem o errado, cabe a você descobrir o que aconteceu e obedecer à voz de Deus.
Independente de quem você ache que é a culpa, sua atitude é o que conta pra Deus, se você se justifica e fica tentando achar um culpado ou se você vai ser humilde o suficiente para pedir desculpas.
Já pensou se Jesus tivesse agido assim?
“A não Senhor, eu não vou morrer na cruz, não foi eu quem pecou. Eu nem fiz nada para isso me acontecer!”.
Mas Glória a Deus por Jesus ter nos justificado!!!!
Será que você anda só apontando o que os outros fazem e tenta se justificar através disso? Ou você, assim como Jesus, é humilde para pedir desculpas, mesmo que a culpa não seja sua?
E quando você tenta se justificar apontando para o que os outros fizeram você está pecando, e não contra a pessoa, mas contra Deus.
Então largue as pedras da acusação, pare de se justificar pelos seus erros e se arrependa diante do Senhor.Siga os passos de Jesus, não se justifique pelos erros dos outros apenas faça a sua parte. Mesmo que esteja certo, tenha a atitude que Jesus teve por nós, e é por Ele que essa atitude deve ser tomada.
E que isso não fique somente em palavras, mas se torne em atitude, atitude tomada para honra e Glória de Deus.

Nenhum comentário: