quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Resistindo ao teste do tempo


"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” (Ec 3.1)



O tempo é uma grande escola. Com o tempo entendemos coisas que jamais pensávamos entender. O tempo nos prova, mostrando a nós mesmos quem somos, e quem são as pessoas ao nosso redor.

Após os 30 anos de idade é muito comum o homem e a mulher se preocuparem com casamento. A sociedade cobra, a igreja e a família cobram, nós mesmos nos cobramos... Mas, quem determinou uma idade para o casamento? Quem determinou uma idade para sermos “felizes”? Ás vezes, jogamos fora nosso futuro ou a nossa felicidade com a pessoa que Deus preparou para nós por causa das experiências dos outros. Achamos que porque todo mundo se casa e nos cobra, temos que nos relacionar com qualquer pessoa só para satisfazer uma imposição cultural a respeito do tempo e não para nos satisfazermos.

Por causa do que o mundo, a sociedade define como “certo”, muitas pessoas se sentem deslocadas e inadequadas para o ambiente em que vivem. Se um jovem está em um ambiente em que todos os seus amigos se casam, e se casam cedo, ele com apenas 20 anos já se sente velho. A vida fica presa no fator “tempo”, de acordo com a forma como o mundo o estabelece, e por isso, acabamos nos lamentando e deixando de viver melhor o tempo segundo a Palavra de Deus.

Talvez você se pergunte: “Será que há uma idade certa para se casar”? A questão não é essa, pois o importante é se casar no tempo certo. Quantas vezes vemos por aí, na televisão, por exemplo, pessoas acima de 40 anos imaturas, com medo de se relacionar, querendo viver uma vida eterna de solteiros? Quantos jovens com aproximadamente 18, 20 anos, mais maduros que muitos quarentões? Hoje em dia, vemos muitos casos de homens que aos quarenta anos se divorciam de suas companheiras de juventude e começam a se relacionar com moças mais jovens. Alguém já viu isso?

É a escola do tempo que nem todo mundo gosta de passar. O tempo de Deus não é como o nosso. Confiar no tempo de Deus é andar na contramão do mundo.


É verdade que o casamento traz outro tipo de maturidade. Melhor ainda, se for um bom casamento. Por exemplo, hoje tenho o privilégio de dividir experiências com vocês porque esperei. Mesmo assim, outros problemas que surgem nos fazem amadurecer, pois viver com outra pessoa com criação tão diferente da nossa requer dedicação e amor. O casal pode ter sonhos distintos que aos poucos vão se tornando um só, portanto ser paciente e suportar algumas manias que não estamos preparados, não decidir nada sozinho, mas pensar no coletivo, enfim, tomar algumas atitudes que muitas vezes na época de solteiro pareciam ser mais fáceis são tão necessárias. Precisamos aprender a glorificar a Deus por ainda não estar casado, para quando esse grande dia chegar, glorificar ao Senhor porque se casou.

Conheço pessoas solteiras que já passaram dos 30 anos, mas que continuam com vida ativa: vão para a igreja, estudam, viajam, conhecem pessoas, fazem cursos, enfim, pessoas de Deus, inteligentes que não se deixam levar pelo “tempo”. Usam o tempo a seu favor e não contra.

Você já parou para pensar que Deus usa o tempo para te lapidar e te preparar para um casamento? O casamento não é a solução para todos os seus problemas. Se você quer tanto se casar e está tão preocupado com o tempo aprenda uma lição: aproveite seus amigos e construa sua vida enquanto você está solteiro.

E para você, amigo ou familiar, tome cuidado no que vai falar com alguém que está esperando no Senhor esse dia tão precioso chegar. Ao invés de ajudá-lo nessa caminhada, talvez você mate os sonhos dessa pessoa, se não tiver uma forma muito especial segundo a Palavra do Senhor para orientá-lo.

Deus te abençoe!

(Foto de Evandro Rocha)

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada! Precisava muito dessas palavras. Deus a abençoe sempre!!