domingo, 15 de abril de 2007

Você não está só...

Todas as pessoas sofrem de solidão em algum momento de suas vidas. Porém, algumas vezes não conseguem identificá-la e dão outros nomes a ela como tristeza, angústia ou falta de esperança. Muitos imaginam que a cura para a solidão depende exclusivamente de um ou outro acontecimento em suas vidas. Você é uma destas pessoas que acredita que encontrando um amigo(a) ou fazendo parte de uma turma, começando a namorar ou se casando a sua solidão irá embora? Pois eu lhe digo que não é necessariamente assim que as coisas acontecem. Jesus Cristo também passou por isto.
Em Lucas 24. 13-35 nos conta a respeito de dois discípulos que, no terceiro dia após a morte de Cristo, caminhavam para Emaús. Aconteceu que, em determinado momento, Jesus Cristo aproximou-se deles, sem que eles o reconhecessem e começou um diálogo. Os discípulos passavam por um momento difícil e muito triste, pois o mestre deles havia sido morto. Depois de terem vivido um tempo de amor envolvidos pela presença de Jesus, viviam agora a solidão que sua ausência provoca.
Todos os seguidores de Cristo haviam recebido dEle o direcionamento de permanecerem juntos em Jerusalém. Mas estes resolveram ir para outra região. Eles não aceitavam a realidade dos fatos ocorridos. Porque não assumir que estavam arrasados depois da morte de Cristo? Fugiam da cruz e também do túmulo vazio.E a sua dor é tão grande assim? Porque não aceitar hoje que a solidão o tem feito fugir da realidade. “Fugir como?”, você se pergunta. Fugir para longe daquilo que precisa ser encarado. Sua dor existe sim! Você passou ou tem passado por dificuldades sim! Deixe hoje a presença de Deus envolvê-lo. Talvez você não possa fazer nada para mudar tudo isto, mas existe um Deus poderoso que ressuscitou entre os mortos e hoje vive e deseja ajudá-lo.
Muitas pessoas vivem de aparência. Por dentro sofrendo de angústia, mas por fora sorrisos e palavras soltas. Às vezes precisamos nos abrir. Você não precisa de ninguém? Jesus Cristo precisou. Quando foi ao monte orar ele disse aos seus amigos, Pedro, Thiago e João, “a minha alma está profundamente triste, fica aqui” (Mc 14. 34). O próprio Deus se abrindo com alguém. O que você me diz de fazer o mesmo?
Muitos de nós vivemos como se não existisse mais ninguém no mundo. Como se os nossos problemas fossem maiores do que os de qualquer outra pessoa. Ficamos fechados em nós mesmos. Estes discípulos nem notaram o terceiro homem que começou a caminhar com eles. Sofriam muito, não tinham condição de reparar em mais ninguém. A solidão quando absorvida desta forma gera pessoas egoístas. Será que você tem agido como uma delas?
Estes homens, assim como nós fazemos muitas vezes, diziam não para qualquer tipo de esperança. Sentiam-se tão vazios e tão solitários que não conseguiam aceitar palavras de vida. Estavam tão sozinhos que não enxergavam os milagres. No versículo 22 eles dizem mais ou menos isto, “é verdade que algumas mulheres encontraram o túmulo vazio, mas estamos tão arrasados. Jesus ressuscitou, mas nós estamos tão tristes para festejar”. Não se acostume com a solidão, lembre-se de Deus e de tudo que Ele já fez por você. Volte para a presença de dEle.
Será que você como aqueles homens está escondendo suas próprias carências? Quando chegaram ao seu destino pediram que Jesus ficassem com eles. Mas não diziam sinceramente queremos que fique. Diziam era por causa do horário. Quando escondemos nossas carências nos enchemos de soberba e arrogância. Colocamos nossas carências no bolso e estufamos o peito como quem não precisa de nada.O Senhor deseja hoje curá-lo desta solidão. Note que mesmo conhecendo o coração deles, sabendo que não diziam exatamente a verdade, Jesus ficou com eles. Ele tem ficado com você porque te ama, mas deseja preencher este espaço vazio que se encontra no meio do seu coração. Não deixe para depois, entre na presença de Deus, diga a Ele o que você tem passado e como está sofrendo. Peça ajuda, Ele está esperando por isso.

Um ótima semana na presença de Jesus.

Um comentário:

Taty Torres disse...

Eu creio no SENHOR!!!!!!!!
Desejo hj sair desta solidão para todo sempre!!!!
AMém,