Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. (Gálatas 5:14)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsKSFCAAwfpQBX48_Nrse8DP9OqNzZu7WjczTBZWujs81KRs2pfi_cMZTSfO9DCoe9oXPfWxe8oFY7yxPOcBLuKGVJA2cHdwQqPsf7V6ZEfixzeltwQo9Tb_-XSOfqcgTyhFKQWY70bF6K/s1600/gentileza_mini.jpg)
Podemos dizer que a educação também faz parte da cultura, que entre tantos outros significados descritos no dicionário Aulete, é mencionada como: Formação e desenvolvimento da capacidade física, moral e intelectual do ser humano.
Partindo destas explicações, chegamos à conclusão que deveria ser da cultura humana ser educado, pois isso é um princípio moral.
Agora responda: Você é uma pessoa educada? Creio que a primeira resposta que virá à sua mente será SIM, é claro que sou uma pessoa educada! Mas façamos uma melhor análise. Quais são suas atitudes no dia a dia? Sim... Do momento em que você acorda até a hora de dormir, como você age?
A boa educação se mostra com sensatez, equilíbrio, delicadeza, bom humor, gentileza e amor. Dar passagem para as pessoas na rua, atravessar um deficiente visual, sorrir para os garis, dar lugar para os idosos sentarem, oferecer um copo de água para o carteiro, dar consolo para alguém em lágrimas, agradecer os favores, pedir licença para entrar em algum lugar e pedir perdão pelos erros é o MÍNIMO que podemos fazer.
A correria do dia a dia e as inúmeras atividades nos fazem ficar cegos não enxergando as pessoas ao nosso redor e passamos a olhar somente para nós. Acabamos ficando amargos, estressados, mal humorados, chatos e grosseiros. A educação acaba se dissipando sem que percebamos.
Portanto aqui um exercício é proposto: comece a perceber as pessoas a sua volta. Agradeça mais, se desculpe mais, peça mais licença, sorria mais, faça mais gentilezas. Lembre-se que toda ação tem uma reação, então trate as pessoas como gostaria de ser tratada. Isso fará com que sua saúde melhore e você verá que todas as coisas ficarão mais leves, agradáveis e alegres.
Educação é agir com respeito e amor!
(Texto tirado do site http://www.mulheresdobola.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário