quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Confiança




"Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos,
ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.
O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos. (
Habacuque 3:17-19)"

O livro de Habacuque é um relato da caminhada espiritual de um homem, que vai da queixa a confiança, da dúvida a adoração. Os resultados da destruição e da crueldade do povo levou Habacuque a questionar a Deus e a se queixar.
Muitas vezes nos sentimos como ele: em meio a muitos acontecimentos maus em nossas vidas nos queixamos e cobramos a Deus o porquê de tal situação.
No texto acima há uma mudança espiritual na vida de Habacuque, uma transformação, uma renovação. Ele não demonstra mais ansiedade e nem se deixa controlar pela situação, passa a confiar nos planos de Deus.
Habacuque encontra sua verdadeira alegria, colocando sua esperança em Deus, pois percebe seu verdadeiro poder. Leva-nos assim a reflexão de que Deus é Deus e não nos deve satisfação. Os planos são Dele e independem da nossa vontade. São mistérios da providência divina que não nos cabe questionar e muitas vezes nem entender.
A nós compete apenas confiar, porque os planos do Senhor são melhores e maiores que os nossos. Mas para nos dar o melhor ás vezes é necessário tirar algo afim de percebermos o valor das coisas e o cuidado de Deus.
Confie no Senhor mesmo nos momentos difíceis, pois é essa confiança que nos fará superar e vencer as circunstâncias.

Nenhum comentário: