quinta-feira, 23 de maio de 2013

Prosseguir sem propósito é desistir


Durante um tempo venho sofrendo para encontrar respostas, “por que Deus”? Mas tenho aprendido que não é isso que faz a diferença, mas que o segredo está em entender o “para quê?”, e quando aceitamos isso, conseguimos compreender boa parte de nossa missão como filhos. E conseguiremos expressar com nossas vidas uma realidade que é maior do que nossos próprios interesses. Mas isso também é um esforço, um exercício diário, estou tentando praticar a cada dia, lembrar a mim mesma o que jamais posso esquecer.

A dificuldade maior que eu vejo e sinto não é tanto pela jornada que por vezes é árdua, mas por não entender de forma clara o percurso, pois muitos são os obstáculos que nos faz sentir confusos e nos intimida. Sabemos que Deus, que é único e criou todas as coisas, é o mesmo que nos aponta a direção certa. Mas ainda sim há momentos em que nos perdemos, e claro, isso não é culpa de Deus, afinal de contas Ele é Pai, e um Pai sempre quer o melhor para os seus filhos. Nós é que soltamos de sua mão, fazemos isso até mesmo sem perceber, pensamos que conseguiremos sozinhos, e quando olhamos para um lado e outro, e nos damos conta de que estamos perdidos e permanecemos no mesmo lugar, da um desespero e uma vontade enorme de desistir de vez. Sentimos vergonha por estarmos tão atrasados num processo em que o Senhor Jesus há tempos nos chama para avançar, crescer e amadurecer.

Aprendi que justiça não tem a ver com uma qualificação pessoal, mas que consiste estar na posição certa, onde o Deus quer que estejamos. Envolve toda e qualquer área de nossas vidas. Por isso, tenho orado e pedido para que o Espírito Santo ajude-me a discernir onde devo estar e como eu posso contribuir sendo influência para que o reino de Deus se estabeleça nessa terra. O interessante é que essas coisas acontecem de forma tão sutil, ou seja, nem sempre nos damos conta de que estamos saindo do caminho. Não percebemos que nossas escolhas ou a falta delas irá gerar um atraso nos planos que Deus tem para seus filhos, nós não somos tudo, mas fazemos parte de um todo que se estabelece na criação de Deus. Então, o que nos resta é retomar o fôlego, nos recompor e recomeçar mais uma vez, ou então desistirmos e convivermos com as feridas e os fracassos que satanás tenta nos fazer carregar. Acredito verdadeiramente que essa não é a melhor opção. O nos criou para um plano muito especial e específico, mas se não entendermos qual é, e não estivermos dispostos a entrarmos nele, de nada adiantará tantos sacrifícios.

Quando estamos caminhando para algo e de repente nos damos conta que estamos seguindo simplesmente por seguir, para cumprir uma imposição que a sociedade nos impõe, ou até mesmo alimentar nosso orgulho, infelizmente temos que admitir que não vamos chegar a lugar nenhum. Eu penso que nesses casos desistir seria mais digno. Sempre tive dificuldade em tomar decisões, por mais simples que fosse. E reconheço que isso muito me prejudicou como ainda prejudica às vezes, mas também reconheço que em muitos aspectos fui beneficiada, precisamos extrair o que há de melhor em cada situação.

Que você reflita sobre tudo o que tem buscado e lutado até hoje, não quero de forma alguma incentivar você a desistir, ao contrário, tenho recebido do Senhor uma grande força, embora não me sinta forte em tantos momentos como gostaria, mas sei que Ele é comigo, e ser valente, perseverante, é uma marca preciosa na vida de um adorador. Que nós possamos entender que é muito pior, é mais doloroso prosseguirmos em uma jornada e ao final dela olharmos para dentro de nós e não encontrarmos nenhuma satisfação ou aprendizado de tantas experiências vividas. Acredito que isso é pior do que ter a coragem para admitir que talvez devamos seguir por outro caminho. Muitos se dedicam às suas carreiras, aos seus ministérios, e tantas outras coisas. Vivem se doando em função de algo que nem elas mesmas sabem exatamente o que é. Talvez nem fosse o que Deus tinha, mas se deixaram ser influenciadas pelos outros, e não por suas próprias convicções, isso pode nos tornar pessoas frustradas, sem nenhuma realização pessoal e até nos custar a vida.

Acredito que se estamos nos desenvolvendo naquilo em que o Senhor nos chamou e nos designou para cumprirmos, se estamos na posição certa, iremos sim ser bênção para outros, mas se não, insistir só nos machucará ainda mais e nos fará perder tempo.

Sei que errar não é vergonha e Deus não nos ama menos por isso, mas fingir que as coisas estão indo bem quando sabemos que não estão, ignorar nossas falhas é ser tolo e desobediente, e com toda certeza nosso desgaste será ainda maior. Sei que tenho muito a que melhorar e ser tratada em meu caráter, mas de uma coisa sei, quero estar sempre disponível ao Espírito Santo, me arrepender todos os dias e me submeter à vontade de Deus.