segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Retrospectiva




Ando vendo todos fazendo retrospectiva sobre 2012. Confesso que ando pensando muito nesse ano. Pq foi um ano árduo, mas ao mesmo tempo foi bom, pq aprendi muito. 
Vou tentar falar um pouco sobre o que aprendi....

Aprendi o que realmente é ter fé. 
A palavra fala que a fé é a CERTEZA daquilo que esperamos e a PROVA das coisas que não vemos. 
E muitas vezes nós, (assim como eu fazia, e ás vezes me pego fazendo), dizemos que temos fé mas sempre colocamos um pq, um se ou um como na frente, e qdo fazemos isso nossa fé deixa de ser fé, pq queremos ver para poder crer, mas Deus nos ensina e me ensinou nesse ano que qdo profetizamos e cremos que ELE, criador de todas as coisas, pode fazer, mesmo que as circunstâncias ou pessoas digam ao contrário, mas cremos e entregamos, ELE faz. 
Pq é essa fé, que está em sua palavra, que ELE quer de nós. 

Aprendi que tenho quartos escuros em minha alma a ser invadido. E Deus o tem feito.
Muitas vezes estamos tão convictos que somo "santos" pq fazemos parte de uma panela, ou pq passamos a ser conhecidos na igreja, ou pq conhecemos a palavra que enterramos coisinhas que não agradam a Deus, mas essas coisinhas nos matam aos poucos, e muitas vezes não percebemos. Mas qdo entendemos que não somos nada sem ELE, que o fato de o sermos conhecidos na igreja ou fazermos parte de uma panela não nos faz melhor e nem mais santos, ELE invade os quartos escuros da nossa alma e vai tirando tudo o que tem de errado, tudo o que não O agrada e que nos leva a morte, espiritual. 
E para isso tem que haver confissão dos pecados, perante Deus e confissão a algum irmão, de confiança..rs
É um processo doloroso, é como se Deus fosse lapidando onde vc jamais imaginaria que fosse necessário mexer.....

Aprendi que o que realmente importa é a minha família, o meu marido, meu filho, meus pais, meus irmãos e meus sobrinhos. 
Qdo era do mundo era cercada de pessoas, "amigos", alguns deles até verdadeiros, mas a maioria só por interesse. Qdo me converti me vi sozinha, sem os muitos "amigos" que tinha. E desde então venho em uma busca para ter uma amizade verdadeira. Tenho poucas, ou melhor 2 ou 3 pessoas que realmente posso confiar, que realmente posso um dia falar dos meus problemas sem que elas se afastem, mas aquelas que realmente tem me aturado em todos os momentos, lutado, chorado, compartilhado e acompanhado cada fase, cada dia e cada momento é a minha família. Então fui aprendendo esse ano que meu melhor amigo é Deus e que qdo preciso de um colo tenho minha família. 
É outro processo dolorido, pq nós sempre esperamos mais das pessoas, mas meu querido (a) posso lhe garantir que enqto esperarmos esse mais sempre iremos nos decepcionar, pq nunca teremos o retorno esperado. A ajuda que precisamos sempre virá do alto e não de pessoas. 

Aprendi a viver um dia de cada vez. 
A palavra fala para vivermos o hj pois basta cada dia o seu próprio mal...
Mas como somos ansiosos e desesperados vivemos preocupados em como será o dia de amanhã, mas Deus deixa claro que nada nos faltará, devemos sonhar, mas não nos preocupar pq do nosso amanhã ELE cuidará. 
O ontem já passou, o hoje é pra ser vivido e o amanhã a ELE pertence.

Como eu disse, foi um ano árduo, mas com muitos aprendizados, esses foram os que mais me marcaram, pq doeu cada um deles, mas sei que isso fará com que lá na frente eu colha os frutos do que foi curado, do que foi e está sendo lapidado, pois há luz nos quartos escuros que eu deixei que Deus invadisse. 
Sei tb que há muito mais, pq Jesus disse que teríamos aflições, mas tb nos disse que é para termos bom ânimo pq ELE venceu, e se ELE venceu e com ELE estamos, somos mais do que vencedores. 

E que o reino Dele se estabeleça e minha vida, na vida da minha família e na sua vida, pois só qdo deixarmos o reino Dele se estabelecer é que verdadeiramente teremos a mudança que ELE deseja em nós, viveremos abundantemente aquilo que ELE tem pra nós. 

Um ótimo 2013....e que venham mais restaurações!!!!



Quando não entendemos a prosperidade dos ímpios e a dificuldade dos justos


Por Wilson Porte Jr. 

Você já questionou a razão dos ‘ímpios’ se darem tão bem, enquanto você, temente a Deus, enfrentar tantas lutas e dificuldades na vida? Já sentiu no coração uma profunda tristeza pela injustiça aparente no mundo? A vida, às vezes, não parece tão injusta?






Às vezes, ouço pessoas reclamando que sonham com uma viagem, com um emprego melhor, com um salário melhor, com um carro melhor, uma casa melhor, uma vida melhor, e, apesar de sua integridade, nada disso eles conseguem. Eles olham ao redor e veem os ímpios, que só trapaceiam, caluniam, mentem, enganam, se dando bem na vida, prosperando. São injustos, errados, mas desfrutam de uma vida boa, com condições de dar uma vida “melhor” para suas famílias. Por quê?
Dentro de nossa série sobre personagens da Bíblia que passaram por depressão e encontraram a graça de Deus, chegamos hoje a um dos líderes dos corais que entoavam louvores no Templo dos dias do rei Davi: o levita Asafe.

Este homem, temente a Deus, escreveu muitos salmos. Seu coral cantava estes salmos. E um dos que me chamam mais a atenção é o Salmo 73. É nesse salmo que Asafe abre seu coração para nos mostrar como chegou a uma depressão com um coração tremendamente amargurado, com dores no corpo e na alma (v. 21), e como ele quase abandonou a fé por conta dessa depressão (v. 2).

A situação que trouxe Asafe a essa depressão foi a mesma que, por muitas vezes, nos incomoda nos dias em que vivemos. Em um determinado momento de sua vida, Asafe começou a perceber que os ímpios prosperavam mais do que ele, um homem piedoso. E aquilo começou a incomodá-lo. Bens, posses, coisas da vida que Asafe gostaria tanto de ter e não conseguia, mas que os ímpios, em sua desonestidade acabavam conseguindo. Aquilo revoltou Asafe. Ele desnuda sem vergonha alguma seu coração cheio de inveja pela prosperidade dos perversos (v. 3). Asafe se lembra de sua vida cheia de trabalho, de responsabilidades, de preocupações, de dificuldades, e fala da vida dos perversos que prosperam:
“Eles não passam por sofrimento e têm o corpo saudável e forte. Estão livres dos fardos de todos; não são atingidos por doenças como os outros homens. Por isso o orgulho lhes serve de colar, e eles se vestem de violência. Do seu íntimo brota a maldade; da sua mente transbordam maquinações. Eles zombam e falam com más intenções; em sua arrogância ameaçam com opressão. Com a boca arrogam a si os céus, e com a língua se apossam da terra ... Assim são os ímpios; sempre despreocupados, aumentam suas riquezas. Certamente foi-me inútil manter puro o coração...” (Salmo 73.4-13)
Asafe desabafa. Nas palavras “...Certamente foi-me inútil manter puro o coração...” ele demonstra até que ponto chegou. E Asafe nos diz nos versos 15 e 16 que ele parou para pensar em tudo isso. Mas, mesmo pensando muito, não conseguiu uma resposta que fizesse sentido. Ele não via resposta a essa situação até que fez o que deveria ter feito desde o início. No verso 17 ele entra no Santuário de Deus, na presença daquele que governa o mundo e tudo o que nele há. E, quando ele entra na presença de Deus, uma luz ilumina sua mente e ele começa a entender, tudo começa a fazer sentido, tudo fica claro, como o sol ao meio-dia.

Na presença de Deus, Asafe entendeu que essa prosperidade, que vem da desonestidade, é um piso escorregadio cujo fim será de dor e grande destruição (v. 18). Estes que hoje sorriem e nadam em corrupção serão, em breve, “totalmente aniquilados de terror” (v. 19). Sua alegria é passageira. Sua prosperidade também. E, aqueles que os invejam também serão levados pela mesma destruição. Quando esteve na presença de Deus, Asafe entendeu que Ele é o nosso tesouro mais precioso, nossa riqueza, nossa prosperidade. Suas palavras, nos versos 25-26, são das mais belas em toda a Bíblia:
“A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti. O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre.”
Deus quer ser a sua herança, a sua riqueza que ninguém jamais poderá roubar e pela qual nunca você terá que trabalhar ou gastar um tostão para ter. Deus quer ser o seu mais precioso tesouro a fim de que, quando você perceber a prosperidade dos ímpios, você não se entristeça, mas O adore, pelo fato da maior de todas as riquezas você possuir hoje em sua vida: Deus!

Se você está longe dEle, aproxime-se! Aproveite enquanto há tempo! Pois Ele também quer ser uma jóia dentro de você que o satisfaça e sustente em todas as situações de sua vida!

Um dia, a falsa e passageira alegria do mundo acabará e tomará lugar grande tristeza. Nesse mesmo dia entrarão na presença de Deus para viverem eternamente em riqueza, conforto, alegrias e prazeres todos aqueles que hoje sofrem, choram, lutam com as dificuldades, inclusive financeiras, e não conseguem ter nesse mundo aquilo que tanto gostariam de ter.

O Dia da Eternidade será o Dia da Verdade. Lá o riso se tornará choro, e as lágrimas dos fiéis serão enxugadas para todo o sempre.
Lido em: http://www.hospitaldalma.com/