segunda-feira, 28 de maio de 2007

Fé na bíblia - por que e para quê?

A bíblia é um livro incomparável, o mais vendido do mundo, o maior best-seller de todos os tempos, tendo sido traduzido em mais de 2000 idiomas e dialetos. Isto se justifica pelo valor que a humanidade lhe atribui e pela fé que nele deposita. A bíblia é tão reconhecida como sagrada que, quando não havia imprensa, milhares de cópias desse livro eram feitas manualmente. Só do Novo Testamento os arqueólogos já encontraram mais de 5000 cópias, entre pergaminhos e papiros. Para termos um elemento comparativo, da obra de Platão foram encontradas apenas 7 cópias manuscritas.
Grande parte da humanidade acredita na bíblia. Entretanto, como podemos afirmar que é verdade o seu conteúdo?
Nós, cristãos evangélicos, a temos como base principal das nossas convicções e fonte dos nossos argumentos referentes à espiritualidade. Contudo, o que podemos responder quando alguém questiona a veracidade das Sagradas Escrituras? Usar um versículo bíblico não vai resolver o problema. O testemunho interno só tem valor para os crentes. Os incrédulos dizem que a bíblia é um livro como outro qualquer, foi escrita por homens e, afinal, “papel aceita tudo”.
Precisamos de evidências extra-bíblicas para demonstrar sua credibilidade.
Por que acreditamos na bíblia? Apenas porque nos foi ensinado dessa forma? É assim que tudo começa, mas, se for só por isso, poderíamos crer também no Alcorão, no Livro do Mórmon, no Evangelho Segundo Allan Kardec e outros.
O que a bíblia tem de especial?
Fato é que os referidos livros e outros tidos como sagrados, citam a bíblia ou a tomam como base para elaboração de doutrinas e dogmas, mesmo que muitos deles se distanciem da essência bíblica. Se a Bíblia é tão importante, a ponto de ser usada por religiões fora do cristianismo e do judaísmo, este é um elemento a favor da sua veracidade e superioridade. Mas, ainda assim, a pergunta persiste: por que acreditamos na bíblia?
Um aspecto importante a se observar é a validade permanente das Sagradas Escrituras. Os livros didáticos perdem sua utilidade de um ano para o outro, mas a bíblia é sempre atual, embora já tenha mais de 2000 anos. Lendo-a hoje, aprendemos lições tão específicas e diretas como se aquele texto tivesse sido escrito para nós agora. Esta característica parece testificar a favor da origem divina da Bíblia. Contudo, tal argumento ainda não tem poder de prova. Por que cremos na bíblia?
A fé cristã tem seus aspectos misteriosos e inexplicáveis (ITm.3.9), mas ela não é cega nem ingênua. Pedro disse que deveríamos estar preparados para expor as razões da nossa esperança (IPd.3.15). A nossa crença tem fundamento racional e lógico, embora não se limite a esses parâmetros.
Para quem não crê como nós, podem ser úteis os achados arqueológicos que vêm confirmando relatos bíblicos.
Por exemplo:
- Os desenhos e escritas no templo de Carnac, Egito, contam a vitória do Faraó Sisa contra o reino de Judá há 3000 anos, mencionado em 1 Reis 14:25,26.
- A Pedra Moabita, exposta no Museu do Louvre, em Paris, fala sobre a rebelião do Rei Mesa, de Moabe, contra Israel, relatado em 2 Reis 1:1; 3:4-27.
- A Crônica de Nabonido, exposta no Museu Britânico, descreve a queda da antiga Babilônia, da mesma forma que ocorre em Daniel 5:30,31.
Existem muitas outras descobertas científicas que correspondem ao relato bíblico. No que tange ao Novo Testamento, os livros de história geral trazem diversas confirmações, principalmente relacionadas ao Império Romano. Portanto, o pesquisador sincero e imparcial deverá admitir que o aspecto histórico da bíblia tem sido confirmado, embora ainda não se tenha provado, cientificamente, a sua totalidade. Porém, vejamos outros argumentos.
O propósito dos escritores bíblicos não era acadêmico. Por isso, utilizaram linguagem popular. Não obstante, algumas afirmações científicas que a bíblia traz são exatas e extremamente avançadas para a época em que foram escritas (Por exemplo: Jó 26.7; Is.40.22). Tais elementos parecem indicar uma origem sobrenatural para as Sagradas Escrituras, demonstrando que seus escritores, embora humanos, foram inspirados por Deus.
Talvez a maior prova da veracidade bíblica para o incrédulo seja aquela que se refere ao povo de Israel. Sua existência hoje, depois de ter sido perseguido com fúria, é um milagre. Seu retorno à Palestina depois de quase 2000 anos, é outro prodígio divino.
Israel ficou fora do mapa durante muito tempo, mas, sendo citado no livro de Apocalipse (7.4; 11.2; 20.9), em conexão com os fatos do fim do mundo, era imperioso que aquele povo voltasse a ser um Estado. Isto aconteceu em 1948.
Afinal de contas, muitas profecias mostravam que o povo judeu voltaria para a sua terra. (Dt.30.1-10; IRs.8.46-52; Jr.18.5-10; Jr.16.15-16; Jr.29.12-14; Ez.36.33; Os.11.10; Ez.6.8; 11.17; 20.34,41; 28.25. Nee.1.9; Is.43.5; 56.8; Mq.2.12; Zc.10.8). O cumprimento de tais promessas é uma prova contundente de que a bíblia é verdadeira.
Se é verídico o seu aspecto histórico e profético, somos levados a considerar com muita seriedade o restante de suas questões espirituais. Nesse âmbito, nada melhor que a experiência pessoal.
O que a bíblia diz funciona. Ela diz que, em nome de Jesus, enfermos seriam curados, demônios seriam expulsos, e pessoas seriam transformadas e salvas. Isso tem acontecido inúmeras vezes.
O que a bíblia diz funciona. Portanto, podemos concluir que ela é a Palavra de Deus. Nenhum homem poderia produzir os efeitos que ela produz ou prever os fatos que ali estão escritos.
Cabe, então, a cada um de nós, um posicionamento em relação à bíblia. Não é suficiente tê-la em nossas estantes ou bibliotecas. Precisamos nos dedicar à sua leitura e estudo, pois através dela conhecemos o Senhor Jesus Cristo e, por meio dele, chegamos ao Pai celestial.
A bíblia fala sobre o princípio do universo, como nenhum outro livro, mas ela fala também sobre o futuro, inclusive sobre a eternidade.
O conhecimento bíblico não pretende satisfazer a curiosidade humana, mas nos conduzir a salvação, livrando nossas almas do inferno e garantindo nossa entrada no reino dos céus.

sábado, 19 de maio de 2007

Talento dado por Deus.

Esses dias eu estava assistindo o dvd da Ivete Sangalo, e assistindo esse dvd eu fiquei admirada de ver como ela canta bem, como a banda é boa e que com aquela linda voz com aquela ótima banda ela poderia louvar e engrandecer o nome do Deus, poderia levar pessoas a conhecerem a verdade, mas não, prefere usar o talento que Deus a deu para engrandecer o seu nome, para a sua própria glória e com isso ela está enterrando algo que o Senhor planejou para vida dela com esse talento.
E pensando nisso o Senhor me levou a parábola dos dez talentos, que está em Mateus 25:14-30, onde um homem partiria e deixaria os seus talentos para os seus servos, chamou um e lhe deu 5 talentos, para o outro lhe deu dois e para um último lhe deu um.
O que tinha cinco talentos investiu fazendo esses cinco dobrarem, o de dois agiu da mesma forma, mas o último pegou o seu um talento e o enterrou, pois achava o seu Senhor muito duro e escondeu o seu talento, usou indevidamente aquilo que seu Senhor havia lhe dado.
Assim acontece não só com Ivete Sangalo, mas com todos nós, o Senhor nos deu 5, dois ou um talento, porém muitas vezes usamos em benefício próprio, deixamos de beneficiar o Senhor com o nosso talento para beneficiar a nós mesmos, pois nos achamos bons demais para usar esse talento para glorificar a Deus.
Então descobrimos o nosso “o que” e "pra que" e o usamos para nós mesmos. Enterramos nosso talento querendo reconhecimentos de homens, aplausos de homens, toda honra e toda glória a nós.
E eu chamo isso de síndrome de Lúcifer, pois Lúcifer foi expulso por Deus do céu porque quis a glória de Deus, tentou usar o talento que Deus deu a ele de forma indevida, achando que era melhor que Deus, e qdo fazemos isso além de estarmos enterrando o nosso talento, simplesmente pelo fato de usá-lo em glória próprio, estamos bem parecidos com Lúcifer. Exagero?!! Não amado (a), pq qdo fazemos isso, de usar o talento para a nossa glória, somente a nossa vontade, só lembramos que Deus existe qdo passamos por um aperto, essa é a verdade.
Deus lhe deu um talento!Você pode não ter uma bela voz, uma bela banda, mas tenho certeza que Deus lhe deu um talento, seja agilidade com números, facilidade para aprender outras línguas, facilidade para ouvir os outros, dar um ombro amigo, escrever bem, uma pessoa que fala bem, uma pessoa criativa, enfim, algo que apenas você sabe fazer, que qdo precisa ser feito sempre faz o melhor.
E Ele lhe deu um talento para que você possa usar para glorificá-LO, então porque usar em benefício próprio?
Os servos que receberam os talentos e o usarem em benefício para o Senhor foram recompensados e elogiados: “servo bom e fiel, sobre o pouco foste fiel sobre o muito te colocarei”, mas o último, que enterrou o seu talento achando que deveria apenas usá-lo qdo seu Senhor voltasse, pois achava seu Senhor muito duro, este servo ouviu “servo mau e negligente servo” e mandou que o lançassem nas trevas onde há ranger de dentes e pranto.
Você pode achar que isso é muito pesado, mas amado, Jesus vem nos alertando sobre não viver para nós mesmos há muito tempo, mas as pessoas simplesmente montam o Deus há sua maneira e fazem aquilo que lhe agradam que lhe trazem glória, fama e dinheiro, e não o que agrada a Deus, usufluêm de Seu universo, de Suas terras, de Seu nome e às vezes até comparecem a Sua presença, mas nunca conhecem o Seu amor e usam mal os seus talentos.
E quem é esse servo mal e negligente?
Se você nunca usa os seus talentos para honra e glória de Deus, se pensa que Ele é duro para que vc possa glorificá-LO, esse servo é você! E viverá uma vida de talentos enterrados glorificando ao seu nome e cada vez mais indo para as trevas.
Mas você não precisa viver dessa forma, pegar o seu talento e enterra-lo, mas pode conhecer verdadeiramente o Pai e usar o seu talento para glorificá-Lo e assim receber elogios e recompensas do seu Senhor.
Ele lhe deu abundantes pontos positivos para essa vida, e uma promessa para a outra.
O Senhor o (a) convida a sonhar com o dia em que Ele chegará colocará as mãos em seus ombros e dirá: “muito bem, servo (a) bom e fiel.”.
Eu desejo ouvir isso do Senhor, e você?
Use o que você tem de melhor, aquilo que foi dado por Deus há você, para glorificar o nome Dele!
Deus te abençoe!

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Quem compreendeu a mensagem da cruz??

Uma mensagem que atravessou séculos, histórias, que sobreviveu a perseguições, ao martírio de homens e mulheres.
Uma mensagem tão poderosa e tão convincente que mudou o curso da humanidade, mudou o coração de homens e mulheres perdidos, que tem poder para mudar a sua historia e a sua eternidade.
Durante anos Deus fez questão de proteger a sua mensagem para que ela pudesse chegar até você, e pode ter certeza que Ele teve poder de sobra para proteger o conteúdo, ou Ele não seria Deus.
Ao conhecer, a mensagem você terá que fazer uma escolha terá de responder a Deus, e terá duas escolhas ou a sua resposta será sim ou será não.
E que mensagem é essa que Deus teve o cuidado de guardá-la até os dias de hoje? A mensagem diz respeito a quem Ele é. E a bíblia diz que Ele é amor e que Ele te ama, não com o amor que o mundo tem para dar, mas te ama com amor perfeito e que se revelou como um Pai perfeito.
Você pode muitas vezes não entender esse amor, e nem deve tentar, porque o amor de Deus Pai por você não foi idealizado para ser compreendido, mas para ser aceito e ser recebido. E qual será a sua resposta diante do amor de Deus?
Em MT 4:12-17 você percebe traços desse amor Divino, pois diz que o povo que estava morto em trevas viu o grandioso brilho de sua luz. E o que as trevas tem haver com você? A resposta é que a bíblia diz que todos somos pecadores e não há um justo se quer e se você realmente olhar para o seu interior você vai ver que isso é verdade! E que será impossível se achegar na presença de Deus um dia e dizer: “Eu não tenho pecado, eu sou uma pessoa tão boa, tão pura, eu nunca fiz mal a ninguém”. E a bíblia diz mais, que o salário do pecado é a morte.E por isso não há nada que você possa fazer que poderá apagar os seus pecados, as suas boas ações não têm poder para apagar os seus pecados, o seu não fazer mal a ninguém não tem poder para apagar os seus pecados, e nem qualquer pessoa ou qualquer outra coisa que te colocam como verdade pode apagar seus pecados. Mas a morte de um justo teve poder para apagar a injustiça do pecador. E foi por isso que Jesus morreu na cruz, para que em sua morte o pecador encontra-se vida. E se você é um desses que pensa que o pecado é algo insignificante, que Deus não se importa, que Ele entende o pecado, você precisa ler a bíblia e entender que foi Deus que deu o seu próprio Filho pra morrer na cruz, e Jesus morreu na cruz não porque homens tramaram contra ele, mas foi porque Deus assim planejou, que permitiu que assim acontecesse, e Deus permitiu por causa dos nossos pecados, para que um dia você conhecesse a verdade e fosse livre, para que você fosse justificado. Eu vou te dizer querido que o pecado vai muito além daquilo que você enxerga como pecado. Pecado é toda a vez que você diz ou disse não a Deus, é toda a vez que você deixa ou deixou de reconhecer Aquele que te criou, é toda a vez que você age ou agiu como se Deus não existisse, é toda a vez que você viveu, ou vive, apenas pra você e não para Deus, ou você não sabia que a sua vida não te pertence? Por isso que Deus teve que intervir e entrar em nossa escuridão, para que você soubesse quem Ele é e o porque e pra que você está aqui. E foi por amor que Ele enviou Jesus, e quando Jesus brilhou, Ele brilhou dizendo: arrependam-se porque perto está o reino dos céus, arrependam-se porque chegará uma hora em que não poderá mais se arrepender, arrependam-se porque está perto a hora em que todo pecado será julgado e com ele o pecador, arrependam-se porque perto está a hora em que Deus se levantará em glória e todos o verão e dirão, santo, santo, santo é o Senhor.
Essa mensagem pode parecer dura, e você pode se perguntar: Onde está esse Deus de amor? O Deus de amor está no mesmo lugar onde se encontra o Deus da santidade, o Deus da justiça, o Deus da verdade. E que amor diria que tudo está bem quando na verdade não está? Que amor diria uma mentira que te leva à morte? Que amor não ensinaria o caminho da vida? O Deus de amor não mascara a realidade, por isso Ele avisa, arrependam-se.
E o que é arrependimento? Arrependimento não é remorso, não é sentimento de culpa, não é peso na consciência, nada disso leva a mudança de vida. Arrependimento é a mudança das trevas para a luz, é dizer não ao pecado, é dizer não pra você mesmo e sim para Deus. E como foi escrito no início você deve dar uma reposta para Deus. Se você acredita que a mensagem é muito dura, onde você vai encontrar alguém que tenha palavras de vida eterna? Mas é você que deve que se converter à palavra de Deus e não Deus se converter a você!!
Jesus disse arrependam-se porque Ele tinha e tem algo melhor pra você. E aos que disserem sim, Ele dará a coroa da vida! Aleluia!!!
Basta apenas uma resposta, uma decisão sua.
Será que você compreendeu a mensagem da cruz? Ou simplesmente acha muito lindo tudo o que aconteceu?
Qual é a sua resposta á Deus?

Deus te abençoe e te leve a uma decisão certa!

terça-feira, 8 de maio de 2007

A Salvação é para você!

Nesta mensagem quero mostrar a resposta para algumas perguntas que são comuns aos homens, tais como: de onde vim? O que sou? Para onde vou?
Muitas filosofias e religiões procuram, sem sucesso, acalentar o coração humano, que vazio, corre atrás de respostas para a sua existência. Muitas vezes vivendo uma falsa graça, pois acabam moldando Deus a sua maneira, uma maneira mais fácil de concordar com as coisas erradas, aceitar os seus pecados.
Mas, sempre que encontram alguma explicação, resta no coração uma necessidade de algo mais concreto e que realmente o acalme. O que acontece na verdade, é a tentativa frustrada de aceitar uma explicação vaga e inconsistente para tamanhos questionamentos.
A paz de espírito virá sobre os homens, quando estes reconhecerem a soberania do Senhor Deus sobre a sua existência, aceitando a simplicidade das explicações expostas na Bíblia Sagrada e abertas a todos.
Para começarmos a compreender a grandiosidade da existência humana é preciso reconhecer que Deus é o criador de todo o universo, assim como do homem como está na bíblia.(Gênesis 1; Neemias 9.6 ;Gênesis 1.)Qual o fundamento para aceitarmos tal explicação? A fé!
A Bíblia é o único livro que traz a verdadeira narrativa da existência do Deus Vivo, bem como, da criação e a explanação do Seu amor imensurável pela humanidade. O homem, objeto do amor de Deus, rebelou-se contra o Criador e na prática da desobediência afastou-se dos planos divinos. Mesmo assim, a misericórdia do Eterno Senhor superou todas as expectativas, e Cristo, o Messias, foi enviado com a missão de resgatá-lo dos seus maus caminhos, restaurando-lhe a comunhão inicialmente existente e lhe dando a salvação.
Deus amou primeiro e providenciou meios para a retomada da comunhão, o Messias foi enviado! A vinda do Senhor Jesus Cristo foi o cumprimento de antigas profecias assim como está registrado no livro de Isaias 53, que foi escrito milhares de anos antes da vinda de Jesus, e o seu benefício envolveu toda a humanidade, inclusive, nós.
Então porque ficar procurando em outras religiões, em outras pessoas ou coisas algo que já lhe foi dado, a paz que excede todo entendimento, o amor incondicional, a comunhão com outras pessoas e principalmente algo que eu fico imaginando como será, a eternidade ao lado de Jesus.Aleluia!
A bíblia foi escrita por homens sim, mas homens que foram inspirados por Deus, pq nenhum homem em sua conduta, em sua soberba, escreveria algo tão maravilhoso, o manual da sua vida.
Existem muitos livros de auto ajuda por ai, mas nenhum deles te dá a paz que vc precisa e que vc busca.
A salvação é sua basta vc aceitar Jesus em sua vida, e não moldar Deus a sua forma!
Porque Ele é o mesmo Deus, o que te criou e te deu tudo que tem hoje, e sempre será esse mesmo Deus.
Deus de justiça sim, mas principalmente um Deus de amor e um amor incondicional que só Ele pode te dar e Ele quer te dar e espera apenas um sinal seu.
Então saiba que você é seu (sua) filho (a) amado (a) e vai morar por toda a eternidade ao lado de Jesus.
Eu não largo isso e vc?!!

Deus te abençoe!