sexta-feira, 30 de março de 2007

Jesus, o Bom Pastor

O Salmo 23 certamente é o mais conhecidos da Bíblia. Ele foi escrito por Davi e nos fala muito da relação que o pastor mantinha com suas ovelhas. No tempo de Davi, que também foi um pastor de ovelhas, a criação desse tipo de animal era muito comum, era uma atividade importante para a sociedade da época. A Bíblia fala sobre ovelhas desde Gênesis, seu primeiro livro. Mas no Salmo 23, podemos identificar algumas revelações sobre como Jesus, nosso Bom Pastor, age em nossas vidas.

Os versículos 1 e 2
Os dois primeiros versículos do Salmo 23 falam sobre descansar em Deus. Isso significa ter convicção que é Ele quem cuida de nós. Aquele que é fiel às suas promessas. Descansar é entender que o Senhor suprirá nossas necessidades dentro do tempo determinado por Ele e não que devemos simplesmente cruzar os braços. O Senhor quer, primeiramente, prover as necessidades espirituais das suas ovelhas. A Palavra nos diz: "Buscai o reino dos céus em primeiro lugar e todas as outras coisas vos serão acrescentadas". Quando nos deixamos ser guiados por Ele, temos a garantia de pastos verdejantes e não de capim seco.

O versículo 3
Ilustra como Jesus, o Bom Pastor, refrigera nossa alma e restaura nossas forças, assim como uma ovelha cansada se renova ao chegar a um oásis. Esse renovo significa bem-estar, equilíbrio e serenidade em situações difíceis da vida. Trata-se de bem-estar espiritual. O Senhor guia-nos por suas veredas, ou seja, com Ele temos uma direção a seguir. Exatamente como o pastor dos tempos bíblicos conduzia suas ovelhas. Mesmo quando nos perdemos, o Senhor nos coloca no caminho de volta. Jesus é aquele que nos convence do pecado e nos faz retornar.

No versículo 4
Conhecemos a maneira pela qual Jesus nos corrige. "Teu bordão e teu cajado me consolam", diz a passagem. O bordão e o cajado eram instrumentos que o pastor utilizava para repreender suas ovelhas. Às vezes, os animais caminhavam inocentemente para a "toca do lobo" e o pastor, prevendo o perigo, usava o cajado para protegê-las e tirá-las do mau caminho. Muitas vezes, Jesus faz isso conosco, justamente porque nos ama e enxerga adiante o que não podemos ver. A correção normalmente vem junto com a dor. Mas assim como está escrito em Hebreus 12.5, “filho meu, não desprezes a correção do Senhor e não desmaies quando por ele fores repreendido”. A correção do Deus é para nosso bem e demonstra o amor de Cristo por nós.

O versículo 5
Fala sobre a unção do Senhor que nos alivia e nos capacita. O óleo do Senhor nos dá alegria e, como revela a passagem "meu cálice transborda", também nos torna capazes de levar alegria e paz a outras pessoas. O transbordar do cálice significa unção de Deus não somente para você, mas também para aqueles a quem você ama e com quem você convive.

Por fim, o versículo 6
O Salmo nos fala sobre a vida eterna. Jesus disse que há um lugar pós-morte reservado àqueles que se deixam ser pastoreados por Ele. A vida após a morte é uma preocupação freqüente das pessoas. Mesmo o mais incrédulo dos homens se questiona a respeito do seu destino depois da morte. Jesus assegura a vida eterna para suas ovelhas, para aqueles que reconhecem a voz do Senhor.O Salmo 23 diz: "O Senhor é meu pastor e nada me faltará". Aquele que deseja ter Jesus como Pastor e Senhor da sua vida testifica essa segurança, revelada no Salmo por Davi. Busque ter Jesus como Senhor da sua vida e não apenas como ajudante e Salvador. Procure a comunhão e a intimidade com Deus. Ore pedindo para que o Senhor faça de você uma ovelha capaz de reconhecer a Sua voz e viver Suas promessas.

quinta-feira, 29 de março de 2007

Como posso ter certeza de que a Bíblia está falando a verdade?

Centenas de livros já foram escritos sobre as evidências da inspiração divina da Bíblia. Estas evidências são muitas e variadas. Infelizmente, esses livros não são tão lidos atualmente o quanto seria desejável. Na verdade, a maioria das pessoas que questionam a veracidade da Bíblia nunca a leu! Estas pessoas tendem a aceitar a crença popular de que a Bíblia está cheia de erros e que não é mais importante em nosso mundo moderno. Entretanto, os escritores da Bíblia afirmam repetidas vezes que eles estavam transmitindo a própria Palavra de Deus: infalível e tendo autoridade em si própria no mais alto grau possível. Este é uma afirmação muito forte para um escritor e se os cerca de quarenta homens que escreveram as Escrituras estavam errados em fazê-la, então eles estavam ou mentindo, ou eram loucos, ou as duas coisas.Mas, por outro lado, se o maior e mais influente livro de todas as épocas - um livro que contém a mais bela literatura e o mais perfeito código moral já imaginado - foi escrito por um bando de fanáticos, então há alguma esperança de encontrar sentido e propósito neste mundo?
Se alguém investigar seriamente as evidências bíblicas, esta pessoa irá descobrir que a afirmação de ser divinamente inspirada (declarada cerca de 3000 vezes na Bíblia de diversas formas) é amplamente justificada.
Profecias cumpridas
Uma das mais incríveis evidências para a inspiração divina da Bíblia são as profecias que se cumpriram. Centenas de profecias feitas na Bíblia vieram a se cumprir até o último detalhe. E a maioria delas foi cumprida quando o seu escritor já havia morrido. Por exemplo: Em cerca de 538 AC (Daniel 9:24-27), Daniel, o profeta, predisse que Jesus viria como o Salvador e Príncipe prometido para Israel exatamente 483 anos depois que o imperador persa desse aos judeus permissão para reconstruir a cidade de Jerusalém que estava em ruínas nesta época. Essa profecia foi clara e definitivamente cumprida no tempo exato. A Bíblia também contém uma grande quantidade de profecias tratando de nações e cidades específicas ao longo da história, todas as quais foram literalmente cumpridas. Mais de 300 profecias foram cumpridas pelo próprio Jesus Cristo durante a sua primeira vinda. Outras profecias lidam a difusão do Cristianismo pelo mundo, falsas religiões e muitos outros assuntos. Não há outro livro, antigo ou moderno, como a Bíblia. As profecias vagas e geralmente errôneas, feitas por pessoas como Jeanne Dixon, Nostradamus, Edgar Cayce e outros como eles, não podem, nem de longe, serem colocadas na mesma categoria das profecias bíblicas. Nem outros livros religiosos como o Alcorão, os escritos de Confúcio e literatura religiosa similar. Somente a Bíblia manifesta esta evidência profética e ela a faz em uma escala tão gigantesca que torna absurda qualquer outra explicação que não a sua inspiração divina.
Uma pesquisa histórica única
A pesquisa histórica das Escrituras é também uma classe de evidências por si só, infinitamente superior aos registros escritos deixados pelo Egisto, Assíria e outras nações antigas. As confirmações arqueológicas do registro bíblico são quase inumeráveis. O Dr. Nelson Glueck, a maior autoridade em arqueologia israelita, disse:
"Nenhuma descoberta arqueológica jamais contradisse qualquer referência bíblica. Dezenas de achados arqueológicos foram feitos que confirmam em exato detalhe as declarações históricas feitas pela Bíblia. E, da mesma maneira, uma avaliação própria de descrições bíblicas tem geralmente levado a fascinantes descobertas no campo da arqueologia moderna”.
Pesquisa científica
Uma outra espantosa evidência da inspiração divina da Bíblia é o fato de que muitos princípios da ciência moderna foram registrados como fatos da natureza na Bíblia muito antes que qualquer cientista os confirmasse experimentalmente. Uma amostra destes fatos inclui:
A redondeza da terra (Isaías 40:22)
A quase infinita extensão do universo (Isaías 55:9)
A lei da conservação de massa e energia (II Pedro 3:7)
O ciclo hidrológico (Eclesiastes 1:7)
O vasto número de estrelas (Jeremias 33:22)
A lei do aumento da entropia (Salmo 102:25-27)
A suma importância do sangue para a vida (Levítico 17:11)
A circulação atmosférica (Eclesiastes 1:6)
A campo gravitacional (Jó 26:7)
E muitos outros
Estes fatos obviamente não são declarados no jargão da ciência moderna, mas em termos da experiência básica no homem no dia-a-dia. Ainda assim, eles estão completamente de acordo com o fatos modernos da ciência.
É significativo também que nenhum erro jamais foi demonstrado na Bíblia, seja em ciência, história ou qualquer outro assunto. Muitos erros foram de fato declarados, mas eruditos bíblicos conservadores sempre foram capazes de encontrar soluções para esses problemas.

Estrutura única

A incrível estrutura da Bíblia deve ser colocada em perspectiva também. Embora ela seja uma coleção de 66 livros, escritos por cerca de quarenta homens ao longo de um período de cerca de 2000 anos, a Bíblia ainda assim é um só Livro, em perfeita unidade e consistência.
Os escritores individuais, na época em que escreviam, não tinha idéia de que, eventualmente, seus escritos seria incorporados em um só livro. Entretanto, cada um desses escritos individuais preenche perfeitamente o seu lugar e serve a um único propósito. Qualquer pessoa que estude diligentemente a Bíblia irá encontrar padrões estruturais e matemáticos cuidadosamente bordados em seu tecido com uma complicada combinações que não são passíveis de explicação através do acaso ou coincidência.
E o tema que a Bíblia desenvolve consistente e grandiosamente de Genêsis ao Apocalipse é o majestoso trabalho de Deus na criação do universo e a redenção de todas as coisas através de seu único filho, o Senhor Jesus Cristo.

O efeito único da Bíblia
A Bíblia também é única em seu efeito sobre homens em individual e sobre a história das nações. Ela é o livro mais vendido de todas as épocas, tocando corações e mentes, amada por pelo menos uma pessoa em qualquer raça, nação ou tribo para a qual foi levada. Ricos ou pobres, educados ou simples, reis ou plebeus, homens de qualquer origem ou modo de vida já forma atingidos por esse livro. Nenhum outro livro jamais teve tal apelo universal ou produziu efeitos tão duradouros.
Uma evidência final de que a Bíblia é verdadeira é o testemunho dos que acreditaram nela. Multidões de pessoas, no passado e no presente, descobriram por experiência própria que suas promessas são verdadeiras, seu conselho é confiável, seus comandos e restrições são sábios e que sua maravilhosa mensagem de salvação vai ao encontro de qualquer necessidade para todo o tempo e eternidade.

domingo, 25 de março de 2007

Os dinossauros existiram? A bíblia fala sobre os dinossauros?

O estudo que vou colocar a seguir se trata de uma teoria e não de uma doutrina, porém minha teoria terá base bíblica.
Existem alguns fatos que não podemos desmentir a ciência, pois a mesma comprova alguns fatos impossíveis de serem ignorados.
Os dinossauros existiram? Sim os dinossauros existiram.A quantos anos atrás eles existiram? Quantos anos de reinado tiveram no planeta terra?Eles existiram a mais de 65 milhões de anos atrás e na sua existência tiveram 160 milhões de anos de reinado no planeta terra.
Agora vem outra pergunta: Como eles existiram se a bíblia só nos fala da existência de dois mil anos antes de Cristo e 2 mil anos depois de Cristo sendo os dinossauros viveram a milhões de anos atrás?A ciência por seus estudos afirma que a terra tem 4 bilhões e 600 milhões de anos, outro fato que devemos analizar é de que se afirmarmos que os dinossauros foram criados na mesma época que o homem é o mesmo que afirmar que o homem já existe a mais de 200 milhões de anos, sendo assim estaríamos contrariando a bíblia e a ciência. Baseado nisto como desmentir a ciência baseado na bíblia?Se deixarmos esta pergunta vaga sem qualquer resposta seria chamar os cientistas ou a bíblia de mentirosa,como os cientistas já provaram a veracidade deste fato então se deixarmos a resposta vaga estaríamos chamando a bíblia de mentirosa, e como a bíblia ela não é mentirosa então existe sim uma explicação para os milhares de anos de existência do planeta terra, vamosa explicação?
GN 1:1 e 2verso 1 No princípio criou Deus os céus e a terra.verso 2 E a terra era sem forma e vazia.A terra de GN 1:1, não é a mesma terra de GN 1:2, Deus não criaria a terra sem forma e vazia, então vemos que algo aconteceu entre GN 1:1 e entre GN 1:2.Existe milhões de anos separando o período de GN 1:1 e GN 1:2, a principio esta história esta meia confusa mas explicarei esta minha teoria dentro da bíblia.
Quando você ler na Bíblia que Deus fez a terra em 7 dias, entenda que ele a reconstruiu em 7 dias, porque na verdade a terra foi criada e aperfeiçoada em milhões de anos.Alguns podem estar se perguntando: Como você provaria que a terra foi criada com perfeição em GN 1:1 ?Muito simples, no livro de Ezequiel fala de Lúcifer andando sobre a terra no jardim do éden, ou melhor dizendo, este fato é antes que Lúcifer fosse jogado do céu por causa de sua rebelião, neste tempo citado em Ezequiel o homem não tinha sido criado quando Lúcifer andava no jardim do éden, vamos a base bíblica?
Ezequiel 28:13 "Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, otopázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti sefaziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que fostecriado foram preparados." Verso 14 :"Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas."Com isto já consegui provar que a terra não era sem forma e vazia em GN 1:1 pois já existia o jardim do éden e lúcifer andava sobre ela antes mesmo de Deus criar o homem. Lúcifer foi expulso do jardim após ter traído a Deus. Ezequiel 28:16.Baseado nisto posso dizer que entre GN 1:1 e entre GN 1:2 aconteceu algo que destruiu a terra e a deixou sem forma e vazia. Sem duvida foi neste período de tempo em que existiam os gigantes na terra, se a ciência prova a existência dos dinossauros a milhões de anos atrás este período foi entre GN 1:1 até GN 1:2.
A ciência também já provou que a terra foi destruída por uma explosão chamada Big Bang, aconteceu algo na terra que a destruiu completamente, isto ocorreu a milhões de anos atrás, e a ciência prova isto. A ciência explica e prova que por causa desta explosão os dinossauros morreram em sua maioria e os que sobraram foram morrendo pouco a pouco pelo fato de toda a erva e seus frutos terem sido destruídos por esta explosão no planeta terra. Não existia meios de os dinossauros prosseguirem com sua vida sem alimentação, a seguir estarei explicando este fato com maiores detalhes.
A TERRA DE GN 1:2:Uma enorme cratera de vários quilômetros de diâmetro encontrado no Golfo do México evidência que há 65 milhões de anos um enorme meteoro caiu na Terra, provocando uma explosão de impacto com potência maior que o de todas as armas nucleares juntas. A própria explosão em si matou milhares de animais não só onde houve a queda como também por milhares de quilômetros de distância. O impacto também causou um enorme maremoto que varreu todas as áreas costeiras do planeta.Causou ainda inúmeros terremotos e erupções vulcânicasque expeliram lava ( que destruiu extensas áreas do planeta) e gases tóxicos. Esses gases, juntamente com a poeira levantada pelo impacto formaram uma espessa camada ao redor de todo o planeta, que impediu a entrada de luz solar, talvez por alguns meses ou até anos. Sem a luz as plantas não podiam fazer fotossíntese e acabaram morrendo. Os dinossauros herbívoros, que necessitavam de enormes quantidades de plantas para se sustentarem acabarem morrendo de fome. Com tantas carcaças os carnívoros fizeram a festa. Só que o que é bom dura pouco. As carcaças acabaram e até eles sucumbiram. É o fim dos dinossauros e ai entra a terra de GN 1:2, a terra sem forma e vazia.
ESTA EXPLOSÃO BIG BANG PODE TER SIDO PROVOCADA PELAQUEDA DE SATANÁS E SEUS ANJOS.
Isto não posso provar, mas também há a possibilidade de que este grande big bang pode ter sido a queda dos milhares de anjos jogados do céu na terra.
Luc 10:18: "Eu via Satanás, como raio, cair do céu."
Isaias 14:12: "Como caíste do céu, ó estrela da manhã,filha da alva! Como foste lançado na terra tu que prostravas as nações!".
Imagine uma enorme queda de milhares e milhares de anjos jogadas do céu sobre a terra? Não poderia ter esta queda de milhares de anjos causado o famoso big bang que destruiu toda a terra deixando-a sem forma e vazia?Sim amigos, existe a possibilidade do big bang ter sido provocado com a queda de milhares de anjos jogados por Deus na terra. Lembrando que isto é teoria e não estou garantindo ou impondo uma doutrina sobre o assunto e posso sim estar errado em algum ponto do que escrevi a respeito do assunto, mas sem duvida digo que na totalidade do que escrevi minha teoria é correta, ela tem fundamentos e sem duvida é o mais próximo da realidade dos fatos.

quarta-feira, 21 de março de 2007

A culpa nunca é de Deus!!!!

Problemas, lutas, decepções, pobreza, fome... Os homens colocam a culpa em Deus, mas todos sabem que Ele nunca erra
Quando algo mau acontece todos fazem a seguinte pergunta: “Por que Deus deixou isso acontecer?”. Mas a melhor pergunta seria essa: “Por que não deixamos Deus tomar as decisões por nós?”. Todos sabemos que Deus se entristece muito quando vê alguma tragédia ou quando vê que um filho Seu está se perdendo, mas Deus é educado, o nosso Senhor é um cavalheiro. O Pai não age a não ser que seja convidado para fazê-lo e isso, convidar o Senhor, os homens não têm feito. Porém, na hora de colocar a culpa em alguém, é a Ele que culpam. As pessoas devem aprender a deixar Deus tomar a decisão por elas, com a certeza de que essa será a melhor de todas as decisões, mesmo que não seja o que elas esperam ouvir. O problema é que os homens não sabem ouvir um “não”. Não estão preparados para fazer a vontade de Deus plenamente e, por isso, vemos o que está acontecendo hoje em dia. Tanta discórdia, tantas lutas sem motivo, tantas brigas, tantas mortes, tanta miséria, tanta falta de amor. E por que as pessoas não buscam de Deus uma direção? É porque a própria sociedade ensina que todos devem deixar Deus de lado. Proíbem o ensino da Bíblia em muitas escolas, mas permitem e indicam livros e mais livros que incitam as crianças à magia e fantasia; livros nos quais existem lutas, ódio e muitos outros sentimentos que nos fazem esquecer do amor. Quando tentamos fazer um trabalho de evangelismo por qualquer meio de comunicação, na maioria das vezes, somos criticados e não encontramos um espaço tão aberto para isso, mas para assistir a novelas e/ou filmes que incitam a prostituição, pedofilia, misticismo e outras coisas que em nada edificam nossas vidas basta ligar a televisão; e agora estamos vendo isso em qualquer horário. Se alguém perguntasse a Deus o seguinte: “Senhor, porque você não salvou aquela vida?”, ou “Porque não salvou aquela escola que foi atingida?”. A resposta que Jesus provavelmente daria seria essa: “Não pude fazer nada, porque não fui convidado a estar junto dessa pessoa, ou daquela escola”. Temos que nos conscientizar de que Deus está no controle de todas as coisas sim, mas a partir do momento em que permitimos que Ele assuma esse controle. Sem um convite, sem um chamado, sem aceitar que Ele faça algo em nossa vida, Ele não invade nosso coração para fazer a mudança. “Eis que estou à porta e bato, à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” (Apocalipse 3.20). O mundo deve deixar Jesus entrar de vez nos corações e assim tudo novo se fará, porém para isso são necessárias algumas palavras simples... “EU QUERO JESUS NA MINHA VIDA”. Assim a porta estará aberta para Deus agir em você e em cada um de nós. Pense nisso, e aprenda a depender exclusivamente do Senhor.

De quem é a culpa?

Em minha casa quando acontece ou some alguma coisa, nunca foi alguém. Minha mãe pergunta e a resposta sempre é: “Foi o Henrique, ou foi a Lia, ou foi o Pai” e assim vai, um apontando para o outro, mas ninguém assume a culpa, então minha mãe, ironicamente, diz que foi a Donna ou o Pitoco que são os cachorros lá de casa.
Coitados, sempre levam a culpa, sem mesmo saber o que está acontecendo!
Com Adão e Eva não foi diferente. Em GN 3:12-13 Adão tenta culpar Eva e ela Poe a culpa na serpente.
É engraçado como isso acontece nos dias de hoje, e dentro da igreja, entre irmãos, que tentam justificar seus erros colocando a culpa em outras pessoas, ou às vezes até em situações, apontando o dedo e esquecendo até o que Jesus nos ensinou.
Muitas vezes eu sei que temos razão, estamos certos em algumas ocasiões, mas isso não quer dizer que temos o direito de apontar o dedo, devemos nos lembrar que sempre há dois lados, por isso não devemos justificar nossos erros através dos outros.
Eu ouvi uma história de um pai, que era um pastor, e que levou seu filho em um restaurante, pediu um prato que tinha bife para os dois, quando o prato chegou o pai pegou o prato e cortou todo o bife do filho, o filho por sua vez ficou muito bravo e não quis mais comer e o pai sem entender ficou bravo com o filho querendo obrigá-lo a comer, e o menino magoado começou a chorar, nesse momento o Espírito Santo começou a falar ao pai: “peça desculpas”, e o pai tentou justificar:” Pedir desculpa? Mas eu não fiz nada! Eu só quis ajudar, porque sei que ele não consegue cortar sozinho, eu não tive culpa!”. E mais uma vez o Espírito Santo lhe disse: “peça desculpas”, e mais uma vez o pai tentou se justificar, e pela 3º vez o Espírito Santo lhe disse: “Pergunte a ele se você o magoou, e depois peça desculpas”.E o pai, contrariado, mas obedecendo, fez o que o Espírito Santo lhe mandou: “Filho eu te magoei?” E o filho balançou a cabeça respondendo que sim, então o pai se sentindo constrangido pediu desculpas e perguntou se o filho queira um outro bife, o menino lhe deu um sorriso e disse que não precisava e começou a comer. E o pai viu que ele queria apenas fazer do jeito dele, viu que cometeu um erro, que havia invadido o espaço do menino.
Doeu? Acredito que não, e acredito também que depois que ele obedeceu à voz do Espírito Santo ele se sentiu muito bem, com o coração leve e entendeu a vontade de Deus, que sempre há dois lados, não há o certo, e nem o errado, cabe a você descobrir o que aconteceu e obedecer à voz de Deus.
Independente de quem você ache que é a culpa, sua atitude é o que conta pra Deus, se você se justifica e fica tentando achar um culpado ou se você vai ser humilde o suficiente para pedir desculpas.
Já pensou se Jesus tivesse agido assim?
“A não Senhor, eu não vou morrer na cruz, não foi eu quem pecou. Eu nem fiz nada para isso me acontecer!”.
Mas Glória a Deus por Jesus ter nos justificado!!!!
Será que você anda só apontando o que os outros fazem e tenta se justificar através disso? Ou você, assim como Jesus, é humilde para pedir desculpas, mesmo que a culpa não seja sua?
E quando você tenta se justificar apontando para o que os outros fizeram você está pecando, e não contra a pessoa, mas contra Deus.
Então largue as pedras da acusação, pare de se justificar pelos seus erros e se arrependa diante do Senhor.Siga os passos de Jesus, não se justifique pelos erros dos outros apenas faça a sua parte. Mesmo que esteja certo, tenha a atitude que Jesus teve por nós, e é por Ele que essa atitude deve ser tomada.
E que isso não fique somente em palavras, mas se torne em atitude, atitude tomada para honra e Glória de Deus.